sexta-feira, 13 de abril de 2018

Estudo hidrogeológico revela que captação de água exige prudência


“O momento é de preservação, de proteger as áreas de recarga do nosso lençol freático. Saber como lidar com nossos poços profundos. Estamos governando a cidade elegendo prioridades, e essas são duas delas. Este é um trabalho que, certamente, servirá de referência para as próximas gerações”. Com essa fala, o prefeito Leone Maciel ressaltou a importância do estudo hidrogeológico e a criação das APAS (Áreas de Proteção Ambiental) Machado e Marinheiro, em Sete Lagoas.  Com excelente público, mais de 300 pessoas compareceram.

Os temas foram apresentados de forma inédita na última terça-feira, 11, no auditório do Centro Universitário UNIFEMM no Seminário “Apresentação do Estudo Hidrogeológico de Sete Lagoas e a Preservação dos Cursos D’Água”. Promovido pela Prefeitura Municipal através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), por determinação do prefeito Leone Maciel, o trabalho foi revelado de maneira transparente a fim de apresentar a real situação do subsolo da cidade que foi objeto do estudo.

O momento é de prudência no que diz respeito à captação de água para abastecimento público vias poços tubulares profundos. Um dos palestrantes, o professor Paulo Henrique Galvão - bacharelado em Geologia, Mestre em Hidrogeologia em meios Porosos e Doutor em Hidrogeologia Cárstica – indicou as áreas com maior propensão à captação das águas subterrâneas e outras com menor capacidade de produção de água; bem como as regiões propensas a sofrer problemas geológicos pela exploração desenfreada de água subterrânea, sobretudo as captadas de poços clandestinos e sem controle eficiente por parte dos órgãos estaduais.

A segunda palestra foi no sentido de preservar o que ainda está praticamente intocado pela ação do homem. Para garantir a preservação do lençol freático foi apresentado o pré-projeto da criação das APAS do Marinheiro e Machado. O engenheiro Laudo Luiz Mota Serrano, o segundo palestrante, apresentou soluções baseadas no meio ambiente para resolver problemas de escassez hídrica. O prefeito lembrou que, na sua primeira administração, já havia regulamento a APA Paiol, e essas duas outras – fundamentais para a cidade – serão legalmente protegidas. “Nosso compromisso é com a modernidade, mas com respeito ao meio ambiente e à legalidade para resgatarmos Sete Lagoas”, finalizou Leone Maciel.

O estudo hidrogeológico, na íntegra, está disponível no próprio SAAE e é de livre acesso à população.  O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, SAAE e DRZ Geotecnologia. E contou com os seguintes apoios: Centro Universitário UNIFEMM e Subcomitê do Ribeirão Jequitibá.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar conosco sua opinião!